A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM MUSICAL

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A aprendizagem musical não é destinada apenas aos futuros músicos ou para uns quantos dotados com ouvido para a música. É um direito que assiste a todos e que deve ser acessível a todos.
É sabido que a aprendizagem musical desde a infância traz enormes benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Estudos recentes revelaram  até alterações fisiológicas no cérebro dos estudantes de música, com certas zonas do cérebro mais desenvolvidas e com melhor capacidade de realização de sinapses, quando comparados com indivíduos sem qualquer formação musical.
A interpretação, criação e até mesmo a mera audição musical implicam processos mentais bastante complexos que envolvem, como nenhuma outra atividade, ambos os hemisférios cerebrais. A aprendizagem musical desenvolve a capacidade de pensamento lógico, analítico, sequencial, típico do hemisfério esquerdo do nosso cérebro, região onde se processam também os processos matemáticos e da linguagem. Desenvolve também competências associadas ao hemisfério cerebral direito como a capacidade de sintetizar, relacionar e contextualizar informação diferenciada, identificar padrões, reconhecer e gerir emoções, próprias e de outros, ou sentir empatia, competências geralmente associadas às áreas das ciências sociais e humanas, mas cada vez mais valorizadas noutras áreas, nomeadamente, no mundo empresarial.

Mas as vantagens para o nosso corpo em estudarmos música não se esgotam no nosso cérebro. Cantar melhora a nossa capacidade respiratória, a nossa postura e a nossa emissão vocal (quer em termos de projeção sonora, quer em termos de dicção). Tocar um instrumento musical contribui enormemente para uma melhoria da coordenação motora, principalmente da coordenação fina.
Também na relação com os outros a aprendizagem musical traz benefícios. A integração das crianças e jovens em coros e orquestras ensina-os a trabalhar em equipa incutindo-lhes valores de respeito pelo outro, de reconhecimento e aceitação do seu papel e do outro no conjunto, consciencializando-os da contribuição individual para o resultado global. Pode também facilitar a integração social de crianças com dificuldades de relação com os outros ao fornecer uma ferramenta através da qual se podem exprimir e sentirem-se assim parte integrante do grupo.
Por último, inúmeros estudos demonstram que estudar música melhora significativamente os resultados académicos dos alunos. Além do já descrito, a aprendizagem musical influi positivamente na capacidade de concentração dos alunos, na sua capacidade de organização, gestão de tempo e disciplina pessoal, o que, claro está, vai, não só, ter um forte impacto nos seus resultados académicos, como permanecerá como uma característica pessoal para o resto da vida.
No Conservatório Regional de Setúbal não pretendemos apenas formar bons músicos. Queremos mais que isso. Queremos contribuir para formar pessoas melhores, mais cultas, mais humanas, mais interventivas, mais capazes de responder aos desafios que a vida coloca. E daí, emergem os bons músicos. Naturalmente.

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