DANÇA INFANTIL

A dança é a arte do movimento e é uma das mais antigas áreas de conhecimento das artes cénicas juntamente com o teatro e a música.


O seu primeiro registo foi caracterizado por movimentos rudimentares, ainda na pré-história em que o homem batia com os pés no chão e aos poucos foi descobrindo que poderia criar novos tipos de sons e movimentos, como o das palmas. 


Uma das finalidades da dança na escola e pré-escola, é permitir que a criança evolua em relação ao domínio do seu corpo, desenvolvendo e aprimorando as suas possibilidades de movimento, descobrindo novos espaços, formas, superação de limitações e condições para enfrentar novos desafios, sejam eles aspectos motores, sociais, afetivos e/ou cognitivos.


Dentro da variedade de experiências de movimentos que a criança explora na sua descoberta do mundo, destaca-se a dança com o objetivo de esclarecer a sua importância para o desenvolvimento psicomotor em crianças que se encontram na Pré-Escola.


A dança apresenta-se como ferramenta fundamental na Educação Infantil, pois promove o desenvolvimento psicomotor da criança, e sendo assim deve ser valorizada.

Os objetivos gerais da Dança Infantil :

  • ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
  • explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradualmente os limites e as potencialidades do seu corpo;
  • controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando recursos de deslocamento e ajustando as suas habilidades motoras para a utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
  • utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para ampliar as suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
  • apropriar-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando os seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e Cuidado com o próprio corpo. 


Sendo assim, a dança é um elemento fundamental para proporcionar às crianças, diferentes formas para vivenciar movimentos, expressividade e ritmo, utilizando uma abordagem psicomotora que irá permitir tomar consciência do seu corpo e das suas possibilidades de expressão, localizando-se no tempo e espaço.

Sendo a dança um produto da criação humana, compõe também o universo da cultura corporal de movimento, nesse sentido é considerada uma prática pedagógica, quando se volta à promoção e produção do conhecimento da cultura corporal e contribui para atingir fins educacionais.

Nesta atividade serão abordados vários estilos diferentes, dando a conhecer alguns princípios base da cada um deles, nomeadamente:
. Dança Criativa;
. Dança Clássica;
. Dança Moderna/Contemporânea;
. Jazz;
. StreetJazz/HipHop;
. Rítmica.

Idade: 5 aos 10 anos 
Horários:
. Quintas-feiras, das 18H15-19h00 (5-6 ANOS)

. Quintas-feiras, das 19H00-19h45 (7-10 ANOS)
. Local: Centro Cultural do Conservatório Regional de Setúbal, Terreiro de Santo António nº2, 2900-475 Setúbal 

Professora responsável: Ana Paixão Ferreira


Frequentou a Faculdade de Motricidade Humana no curso de Dança e o Instituto Politécnico de Lisboa no curso da Escola Superior de Dança.
Colaborou em vários projetos passando pelos vários estilos de dança e teatro musical.
Formação na Escola de Ginástica Engym da Federação de Ginástica de Portugal, Grau III, com reconhecimento do IPDJ e respetiva cédula valida de treinador.
Vasta experiência como coreógrafa em variados eventos e espetáculos desportivos e culturais.
Fundadora do Estágio de dança RitmiDance, com apoio da Federação de Ginástica de Portugal, desde 2014, que conta com a participação de coreógrafos, bailarinos, treinadores e ginastas nacionais e internacionais.
Leciona aulas de Dança e Ginástica em variados colégios e escolas.
Atualmente é também treinadora no Sporting Clube de Portugal da classe de Ginástica Rítmica de Competição.

https://www.conservatoriosetubal.pt/