JAZZ

Inserido no Regime Livre, o JAZZ é uma oferta educativa para alunos de qualquer idade.

Professores para as aulas de Jazz:

Moisés Fernandes (trompete)

Nasceu em 1982, trompetista natural da ilha da Madeira, iniciou-se no mundo da
música ingressando na filarmónica local com a idade de 11 anos. Em 1993 iniciou os
seus estudos formais em música, no conservatório da Madeira (CEPAM) onde estudou
oito anos. Prosseguiu durante mais cinco anos no Hot Clube de Portugal, e terminou a
sua formação em 2010 na Holanda, onde adquiriu o grau de licenciado e de mestrado
no Conservatorium Van Amsterdam em trompete jazz. Como músico tocou e/ou gravou
com muitos agrupamentos musicais e projectos das mais variadas áreas, como,
Orquestra Clássica da Madeira, Big Band do Hot Clube de Portugal, Rui Veloso, Tiago
Bettencourt & Mantha, Oquestrada, Miguel Gameiro, HMB, Groove Quartet, Ramón
Galarza Selma Uamuse, Emil Bovbjerg NewSeptet, João Firmino, José Dias Quarteto,
entre outros.
É professor do “Curso de jazz e música moderna da Universidade Lusíada de Lisboa,”
Gera Jazz, JB Jazz Clube.

Francisco Menezes (saxofone)

Iniciou o seu percurso musical no Instituto Gregoriano de Lisboa, com 12 anos, onde
estudou Violoncelo e formação musical. Conclui, entre 2007 e 2011, a sua licenciatura
em Ciências Musicais na Universidade nova – FCSH, tendo, em 2009, integrado o
programa “Erasmus” em Viena, Áustria onde estudou saxofone com Rupert Steltzer e
Manfred Balasch. Estudou Saxofone Jazz na escola JBjazz com os professores Luís
Santos e Guto Lucena. Teve depois aulas com o professor José Menezes até dar início
e durante a licenciatura em Música – Jazz (saxofone) pela Universidade de Évora que
terminou em 2018. Participa com diversos grupos musicais como “GUME”, “Swing na
Guelra”, “Stomping at Six”, “Gapura”, “24 Robbers Swing Band”, “They must be crazy”,
“Muri Muri”, “Reunion Big Band”, “Jungle Jazz Orchestra”, “Orquestra de Jazz de
Évora”, “Alão Jazz Big Band”.

Luís Barrigas (piano)

Nasceu em 1978 na cidade de Setúbal, o seu primeiro contacto com o piano foi com seis
anos. Aos dezanove anos ingressa no Conservatório Regional de Setúbal para estudar
piano clássico com Carla Seixas e Joaquim Fernandes. Em 2002 licencia-se em
Educação Musical, começando nesta altura a estudar composição com Cristopher
Bochman, e, Piano e Composição Jazz com Mário Laginha. Frequentou a Escola de
Jazz do Hot Clube Portugal em Piano com Filipe Melo e Rui Caetano e tem participado
em vários workshops e seminários desde então com Myra Melford, Kenny Werner, Fred
Hersch , Vardan Ovsepian , John Taylor, Enrico Pieranunzi , Joshua Redman e Shai
Maestro . Conclui o Curso Superior de Jazz em piano na E.S.M.L. com João Paulo
Esteves da Silva em 2013.

Daniel Neto (guitarra)

Nasceu na Alemanha em 1979. Mudou-se para Portugal em 1985, despertando o
interesse pela guitarra aos 14 anos. Estudou guitarra na Escola de Jazz Luíz Villas-
Boas, Hot Clube de Portugal, entre 2001 e 2007. Frequentou as Umbria Jazz Clinics do

Berklee College of Music em Perugia, Itália e ingressou na Licenciatura em Música –
Ramo Jazz da Universidade de Évora (UE) em 2009. Em 2011 obteve uma bolsa para
representar a UE, no curso de Verão “Guitar Intensive” no San Francisco Jazz Institute
em Berkeley, Califórnia. Representou a UE na Festa do Jazz Português no Teatro S.
Luíz, Lisboa, e pela mesma, foi bolseiro numa parceria com a Fundação Luís de Molina,
num estágio profissional no estúdio DerSoundmann Recording & Studio, Estugarda.
Obteve o 8o grau em Guitarra Clássica pelo Trinity College London, em 2017. Integra
várias formações: Daniel Neto Quinteto, Daniel Neto Quarteto, Daniel Neto Trio, Daniel
Neto Solo, RAN, Surf & Spaghetti Band – como frontman, e, Not There Yet, Alexander
Search, Joana Barra Vaz, José Braima Galissá, Oh Laurinda e Búfalo Sentado como
sideman. Tem 2 discos editados em nome próprio – “Embrião”, “Olho de Peixe”, e 7 em
parcerias – “Vote Monkey”, “RAN”, “The Most Wanted”, “Ride the Tiger”, “Alexander
Search”, “Cidade Saloia” e “Invaders”.

João Custódio (baixo/contrabaixo)

Nascido a 1 de Julho de 1980 em Lisboa, iniciou os seus estudos musicais na EJB sob
a direcção de Zé Eduardo, tendo em paralelo tirado o curso de Contrabaixo no
Conservatório Nacional com o Professor Manuel Rêgo. Estudou também com Bernardo
Moreira, Carlos Barreto, Nelson Cascais, Matt Penman, Gerald Cleaver entre outros.
Desde 2002 é músico activo na cena de Jazz portuguesa tendo tocado e gravado com
Julio Resende, Nuno Ferreira, Mário Delgado, Jacinta, André Fernandes, Jorge Reis,
Jorge Moniz, Luis Figueiredo, Bruno Santos, Luís Barrigas, Claus Nymark, Felipe Melo,
Vasco Agostinho, Rita Maria, Michael Lauren, Claudia Franco, Isabel Rato entre muitos
outros. Fora do Jazz vai trabalhando também com músicos como Manuel João Vieira,
Jorge Palma, Vitorino, Gisela João, JP Simoes entre outros. Entre 2005 e 2012
participou também em peças de dança contemporânea e teatro, com a companhia
Amalgama, a coreografa Inês Jacques e o encenador Hugo Mestre Amaro. Desde 2010
lecciona em diversas escolas como a Escola de Jazz do Barreiro, Hot Clube e agora a
Academia de Jazz Dos Franceses, além de projectos diversos de educação como
Workshop de Música Junior, Jazz vai à Escola, entre outros.

Jorge Moniz (bateria)

Estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional onde
concluiu o 7º grau do curso de Piano. Simultaneamente estudou bateria na Escola de
Jazz do Hot Clube de Portugal. É licenciado em Composição pela Escola Superior de
Música de Lisboa e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa.
Concluiu o Doutoramento em Artes na Faculdade de Letras de Lisboa em 2017 com
aprovação por louvor e distinção. Lecciona no Conservatório Regional de Setúbal,
Universidade Lusíada de Lisboa e Escola de Jazz Luiz Villas-Boas do Hot Clube de
Portugal. Ao longo do seu percurso como músico tem colaborado como baterista em
inúmeros projetos na área da Pop e Jazz. Tem três álbuns em nome próprio
“Deambulações”, “Inquieta Luz” e “Cinematheque” de 2010, 2014 e 2020,
respetivamente. Trabalha regularmente na área da composição para teatro, cinema e
dança.

Pedro Carvalho (bateria)

Estudou na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, Escola de Jazz do
Hot Clube de Portugal, Escola Superior de Música de Lisboa e Instituto Jean Piaget.
Tem colaborado com orquestras nacionais, teatro musical e vários outros projetos. É
professor no Conservatório Regional de Setúbal onde lecciona a disciplina de
instrumento e ensemble. É também coordenador do grupo de classes de conjunto e
diretor nesta instituição.

Catarina dos Santos (canto)

Catarina dos Santos é cantora, compositora, educadora e sound artist.

Suas raízes culturais combinam África, Portugal e Brasil, e sua vida em Nova Iorque como artista tornou-se a força motriz de sua arte como músico e compositora. Formada em Lisboa na Escola de Jazz Luís Villas-Boas, em Jazz Performance no City College of New York e Orchestration na Juilliard School, fez parte da Juilliard School Choral Union.

Estuda com John Pattitucci, Sheila Jordan, Neil Clark, Paquito de Rivera, Ed Simmons, Ben Street, Jim Black, Cyro Baptista, Luciana Souza, Duduka da Fonseca.

Tem aulas de percussão com Zé Maurício (Choro Ensemble), Café (Djavan). Como cantora e compositora da banda Nation Beat, grava “Maracatuniversal” (Recife, 2006), e toca em locais de renome como The Blue Note, Joes Pub, The Stone (John Zorn).

Em 2013 participa no concerto em homenagem a Mary Lou Williams com solista e parte do coral, com alguns dos melhores cantores de jazz da cena Nova Iorquina, e em Abril desse ano fez a produção artística e foi cantora convidada de dois grandes espetáculos: Concerto em homenagem a Chiquinha Gonzaga, no Brazilian Endowment for the Arts, e “Viagem pelo Mundo de Língua Portuguesa” para a CPLP, 2 de Maio, na sede das Nações Unidas. Nova Iorque.

Com dois álbuns de originais, “No Balanço do Mar”, (Nova Iorque, 2009) e “Rádio Kriola” (Lisboa, 2016) elabora um novo som de raízes e sons urbanos, de África para o Brasil, da cena de Latin Jazz de Nova Iorque, e a paisagem multicultural de Lisboa como inspiração.

A pesquisa de Catarina leva-a a ser convidada na Conferência ASWAD, na Universidade Rutgers (Pittsburgh, 2011).

Completou em 2017 o Mestrado em Composição na Goldsmiths University, em Londres, com incidência no Jazz e música electrónica. Créditos de composição em Londres incluem a peça “The Power Behind the Crone” (2017), de Alison Skilbeck e Tim Hardy, “Untitled”, uma coreografia de Gianna Burright, e „I am Orestes and I am Elektra too”, de To Be Creatives (estreia no Edinburgh Fringe Festival de 2018). Em 2019 toca no Stowe Jazz Festival com o quinteto Catarina dos Santos e Ebinho Cardoso, e lança „Mais Cores”, álbum em trio com Jow Ferreira e Rogério Pitomba, com temas originais e de repertório de Jazz contemporâneo.

Em 2020, é artista convidada do Festival EM REDE, criado pela OUT.RA, em parceria com o Município do Barreiro, e cria a peça multi-disciplinar „Da Margem”, comissionada pela exposição „Margem” (AMAC, Barreiro).

Em 2021 lança „UNTAMED”, disco de estreia do seu projeto de Jazz/Electronica, MAD NOMAD (com Óscar Graça, Hugo Antunes, Luís Candeias e André Pinheiro aka Apache). Em 2022 cria a música para a peça multidisciplinar „Parallel Cycles” (em colaboração com Elizabetta Antonucci e Ana Paxeco), comissionada pela Sluice Magazine (UK). Em 2023 e em 2024 toca no Women in Latin Jazz Festival, como convidada especial da big band de Latin Jazz liderada pela percussionista Annette Aguilar, no Hostos Center for the Arts (Nova Iorque), juntamente com grandes músicos da cena de jazz da cidade de Nova Iorque, como Camille Thurman, Ariacne Trujillo Durand, ou Ricky Rodriguez. Catarina encontra-se neste momento a terminar o segundo álbum de Mad Nomad, e trabalha em diferentes formações e projetos com raízes no jazz, tanto em Portugal, como nos EUA.

O seu trabalho como professora começa no Hot Clube de Portugal, onde estudou, e é desenvolvido em Nova Iorque como professora de Canto no Harbor Conservatory for the Performing Arts, e como artista convidada das instituições Young Audiences New York, Third Street Music School, e do Teachers College, da Columbia University.

Entre 2018 e 2021 lecciona na Escola de Jazz da Fábrica do Braço de Prata, onde produz, e é professora convidada, da residência Samba Meets Jazz, liderada por Nilson Matta e Chico Pinheiro, bem como na EMARTE (Lisboa). Lecciona Canto Jazz e História do Jazz no Curso Profissional de Jazz da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional.

https://www.conservatoriosetubal.pt/