A investigação de numerosos neurologistas, pediatras, biólogos e psicólogos indicia que se as crianças não forem estimuladas musicalmente, numa fase muito precoce, algumas células neuronais que seriam utilizadas para desenvolver a audição, morrem ou são utilizadas para o desenvolvimento de outros sentidos, tal como a visão. Se não for estimulada desde muito cedo, dificilmente uma criança conseguirá desenvolver plenamente as suas capacidades musicais, mesmo tendo uma educação compensatória posteriormente. A importância dos pais nesta fase é essencial, eles são os professores ideais. Mesmo não possuindo fortes capacidades musicais, os pais podem e devem ser participantes ativos na educação musical dos seus filhos. Nas sessões musicais para Pais e Bebés, as crianças são estimuladas no sentido de desenvolverem a capacidade de “pensar musicalmente” (audiar), de se sentirem à vontade com a linguagem musical, como se sentem com a linguagem falada. O objetivo não é tornar as crianças músicos profissionais, apesar de adquirirem as ferramentas básicas para se o pretenderem, mas sim adultos mais completos. As crianças são sujeitas a uma grande diversidade musical, tanto rítmica como melódica, de forma a adquirirem um vocabulário musical diversificado, onde o movimento é um elemento muito explorado. Também os pais são orientados de forma a conseguirem, mesmo que com limitações, estimular os seus filhos.