MUSICOTERAPIA

O QUE É A MUSICOTERAPIA?


A musicoterapia é uma forma de intervenção terapêutica, facilitada por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo de clientes, que utiliza a música como elemento central do processo terapêutico.


Implica uma prática sistematizada, com objetivos específicos, tendo em vista facilitar e/ou promover aspetos fisiológicos e cognitivos, competências sociais, de relação, de linguagem e de comunicação, aprendizagem, mobilidade, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos importantes.

QUEM PODE BENEFICIAR DE UMA INTERVENÇÃO EM MUSICOTERAPIA?


Grávidas, bebés, crianças, adultos e idosos, sem necessidade de formação musical prévia e independentemente do respetivo nível de funcionamento cognitivo e motor.

QUAIS AS SUAS ÁREAS DE APLICAÇÃO?


A musicoterapia desdobra-se em várias áreas de aplicação, entre as quais se destacam:

-> a musicoterapia médica (designadamente na neonatologia, na psiquiatria, nos cuidados paliativos e continuados);

-> a musicoterapia desenvolvimental (nas perturbações do espectro do autismo, no atraso global do desenvolvimento, na hiperatividade e défice de atenção, nas perturbações emocionais e do comportamento na infância e na adolescência, no síndrome de Down, na paralisia cerebral, na multideficiência);

-> a musicoterapia de reabilitação social ou comunitária (nomeadamente junto de jovens em risco);

-> a musicoterapia em geriatria (por exemplo, como terapia complementar no acompanhamento de pacientes com demência);

-> a musicoterapia psicoterapêutica.

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?


Serve inúmeros e comprovados benefícios, designadamente:

-> facilita a expressão das emoções e o desenvolvimento da autoconsciência;

-> promove a autorregulação;

-> promove a comunicação verbal e não verbal, estimulando a aquisição e a utilização da linguagem;

-> promove a interação social, explorando dinâmicas de relacionamento interpessoal e de comunicação interativa;

-> aumenta a participação da pessoa no grupo e na comunidade em que se insere;

-> facilita o trabalho em conjunto e de forma cooperativa;

-> melhora a atenção e a concentração;

-> promove a memória e a imaginação;

-> estimula a coordenação motora;

-> integra e organiza os processos de aprendizagem;

-> ajuda a desenvolver o comportamento adaptativo;

-> ajuda a reduzir o stress, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida do paciente e da família.

O QUE DIFERENCIA A MUSICOTERAPIA DE UMA AULA DE MÚSICA?


Numa aula de música os objetivos são pedagógicos, sendo o objetivo principal ensinar o aluno a tocar determinado instrumento musical, através da aquisição de competências técnicas e noções de estética.

Numa sessão de musicoterapia os objetivos são terapêuticos e a música passa a ser um meio em vez de um fim.

Ou seja, nestas sessões são trabalhados objetivos terapêuticos, não musicais, que vão ao encontro das características e das necessidades individuais daquele cliente em particular, sendo que passamos a ter a música ao serviço desses objetivos terapêuticos, em vez de objetivos pedagógicos ao serviço da música.
Como tal, podemos dizer que em musicoterapia a intervenção ocorre no plano musical, contudo, os objetivos são definidos no plano não musical.

QUAL O FORMATO E A DURAÇÃO DAS SESSÕES?


A intervenção em musicoterapia tem a vantagem de poder ser adaptada às necessidades individuais do cliente, tendo em consideração os respetivos pontos fortes e vulnerabilidades, podendo envolver atividades mais estruturadas (construção e recriação de canções) ou mais livres (improvisação clínica, vocal e instrumental).
Dependendo do perfil e das necessidades específicas de cada um, as sessões podem ocorrer em formato individual ou de grupo (com um mínimo de três elementos).

Duram, aproximadamente, 50 minutos.

SOBRE A NOSSA MUSICOTERAPEUTA – JOANA ALEXANDRE


Estudou piano no Conservatório Regional de Tomar e na escola JBJazz, após o que ingressou na Licenciatura de Jazz e Música Moderna da Universidade Lusíada de Lisboa.

Concluiu o Mestrado em Musicoterapia, pelo Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada de Lisboa, com estágio curricular integrado no Hospital Garcia de Orta, em Almada, concluído com a classificação de 20 valores.

No âmbito desse estágio integrou o grupo das perturbações do espectro do autismo do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, do mesmo hospital.

Atualmente exerce funções de Técnica Superior de Musicoterapia na Nós – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, no Barreiro.

É também musicoterapeuta no UP – Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Criança e da Família, em Almada, e na Clínica Miúdos & Graúdos, na Aroeira, onde atua maioritariamente no âmbito da intervenção precoce.

Participou recentemente como palestrante nos Colóquios do Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva, da ULS Almada-Seixal, intitulados “Perturbações do Espectro do Autismo”, na Egas Moniz School of Health and Science.

https://www.conservatoriosetubal.pt/