Pulsar Corpo do Som, Pólo CRS

Sinopse:

Pulsar – Corpo do Som: Um diálogo entre a música, dança e o teatro com um único instrumento: o Corpo, tendo o ritmo com movimento como ponto de partida.

Consciência do espaço, do silêncio, do corpo, do tempo que nos instigam os sentidos ao presente momento.

“A percussão corporal é uma atividade que possibilita um aprimoramento significativo da educação, da voz artística, da dinâmica de grupo e pode ser utilizada como musicoterapia. A partir da ideia de que para fazer música não são necessários instrumentos, Marco Santos desenvolveu um método pedagógico de percussão corporal, no qual são desenvolvidas experiências musicais e sonoras, consciência de espaço (coreografia / dança) estimulando a liberdade de criatividade, expressão de sentimentos, (narrativa / teatro), pensamentos e muito mais, pois a música vem de dentro!

A música, tão antiga quanto a humanidade, ativa mecanismos neurológicos profundos, altera o estado de espírito e pode até curar algumas doenças. É apenas uma sequência estruturada de sons, mas tem o poder de causar reações emocionais intensas.

Neste contexto, Marco Santos explora a percussão corporal como uma ponte para a dança, onde os movimentos sonoros ganham outra dimensão coreográfica. Em cada gesto existe um mundo de sentimentos, pensamentos e sons, mesmo que inaudíveis, e aqui pretende-se amplificar estes sons. Pois cada dança é uma celebração inspirada na vida

Horário:

Sábados:

. 10-16 anos de idade – 09h00-11h00

. Para todas as idades a partir dos 17 anos – 11h00-13h00

Mínimo 8 participantes

Local: Centro Cultural do Conservatório Regional de Setúbal, Terreiro de Santo António nº2, 2900-475 Setúbal 

Professor responsável: Marco Santos


Artista, criador e músico ativo há mais de 20 anos, tendo a bateria, percussão e composição como o seu instrumento principal. Durante os últimos 16 anos teve a sua base entre Holanda e Portugal, vindo a Portugal com regularidade para trabalhar com vários artistas ou projetos autorais e viajando pelo mundo dando workshops e concertos colaborando com vários artistas como: Sara Tavares, Lura, João Afonso, Luis Pastor, Doudou N’diaye Rose, Haay Sacksioni, Gilles Apap, Luis Pastor, Uxia Senlle, Rui Horta, Clara Andermatt, entre muitos outros…

Com a sua versatilidade tem vindo a colaborar com vários artistas e festivais, no âmbito da música, dança e teatro abordando a música de várias perspectivas. Em paralelo tem se concentrado nas suas próprias criações e composições, lançando alguns álbuns autorais e em colaboração com outros. Recebendo a atenção do público e onde ganhou alguns concursos e nomeações de Jazz a nível internacional.

É o fundador da United Art Movement (UartM www.unitedartmovement.com) com base na Holanda, criando um evento anual desde 2015 com o objetivo principal de promover a união de várias formas de arte num só palco, e assim elogiar a arte como a melhor ferramenta para unificar pessoas.

Através do ritmo com movimento, promove o “Corpo” como o principal instrumento, dando formação para músicos, bailarinos e actores. É fundador também da Pulsar – Companhia do Corpo com base em Lisboa onde promove o diálogo entre a música, dança e teatro com um único instrumento – O Corpo

(www.pulsarcompanhiadocorpo.com /  https://www.instagram.com/pulsar_companhia_do_corpo/)

 www.marcosantosmusic.com

Videos Promocionais:

  1. Pulsar & Lita – criação Marco Santos
  2. Marco Santos – Lamento de Alegria (com percussão corporal)

Outros Links:

Website

www.marcosantosmusic.com

Facebook

https://www.facebook.com/MarcoSantosOfficial

Instagram:

https://www.instagram.com/marcosantosartist/

https://www.conservatoriosetubal.pt/